domingo, 5 de março de 2017

VELA - PILATES

A vela exige força, equilíbrio e faz um bom trabalho de isometria. Para um bom equilíbrio, mantenha o corpo totalmente contraído de forma que ele não penda pra um dos lados e dificulte o exercício.




Você pode fazer a vela de várias formas: com molas no reformer, na lateral do cadillac com bola e sem bola, com o reformer em movimento e sem molas, no barrel, no solo com o apoio de uma barra e no solo sem nenhum apoio extracorpo.


No reformer com estabilidade de tronco.



Sem preconceitos, você pode misturar o pilates  até com o aparelho do pole dance.


A vela pode até ser acompanhada de movimento, o que exige um maior poder de concentração no pilates.



Como podemos ver, existem infinitas variações com graus de dificuldade diferentes. No Ioga, a vela chama-se Sarvamgasana.



Além dessa postura do Ioga, existe uma outra variação chamada de Shirshasana, apoio de cabeça, onde o controle do corpo deve ser muito maior para que não haja nenhum acidente que pode ser grave, inclusive temos caso de morte nesta prática.


O equilíbrio tem que ser total e a isometria perfeita para manter a posição aliado com uma boa respiração.



Além disso, podemos misturar o Ioga com o pilates quando praticamos alguma postura do Ioga num aparelho do pilates, por exemplo.


A vela ainda pode ser misturada com uma prancha, tornando o exercício ainda mais emocionante e avançado.


Tanto no Pilates quanto no Ioga são muitas as opções a serem praticadas com o auxílio de um profissional que deve graduar os exercícios dos mais simples aos mais complexos de acordo com a evolução de cada praticante.