quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ROLLOVER - PILATES

O pilates mistura força e flexibilidade em muitos exercícios. Um destes exercícios é o Rollover. Ele exige, principalmente, um alongamento de coluna e pernas juntamente com força abdominal.



Como posição inicial para o exercício original, comece deitado num tapete de pilates, barriga para cima, pernas levantadas, formando um ângulo de 90º com o abdômen contraído, sola dos pés voltadas para o teto e mãos ao lado do corpo. Como variação, leve os braços ao encontro dos pés como foi executado acima.


IDA

Eleve os glúteos e deixe as pernas irem para trás sempre esticadas, enrolando a coluna até que os membros inferiores fiquem paralelos ao solo. Nesta ida do exercício, há um trabalho maior de mobilização da coluna vertebral e contração abdominal constante. Como finalização, pode-se tocar os dedos dos pés no solo. Neste momento, você pode optar por permanecer 30 segundos nesta posição, o que é bastante comum pra quem pratica Ioga.



VOLTA

A intenção da volta é fazer um maior trabalho abdominal, desenrolando a coluna devagar, mantendo os joelhos perto da cabeça pelo máximo de tempo possível até que a coluna esteja desenrolada no chão. Quanto maior o alongamento do praticante, mais tempo os joelhos e depois os pés ficarão próximo da cabeça, retardando ao máximo a volta das pernas à posição inicial para começar outra repetição.


ATENÇÃO!

No Ioga, este exercício chama-se halasana e as mãos ficam como na imagem abaixo com a postura mantida por 30 segundos. Quanto mais alongado, mais perto do solo sua mão vai ficar.



Não se recomenda para gestantes, para quem sofre de hipertensão arterial, asma, ou qualquer lesão no pescoço ou ombros.


Para quem pratica, acalma a mente, estimula os órgãos abdominais e a tireóide, ajuda a reduzir os sintomas da menopausa, diminui o estresse e a fadiga.
A postura é terapêutica contra dor nas costas, dor de cabeça, infertilidade, insônia e sinusite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário